PUBLICIDADE

Câmara dos EUA intima 5 deputados do Partido Republicano para depor em investigação sobre invasão do Capitólio

Por AGORA CIDADES em 12/05/2022 às 16:23:09
Kevin McCarthy, o líder do Partido Republicano na Câmara, é um dos cinco deputados que foram intimados a prestar depoimento. Membro da polícia do Capitólio retira placa de cerca que será removida do local, em Washington DC

AP Photo/Andrew Harnik

O deputado Kevin McCarthy, o líder do Partido Republicano na Câmara dos Deputados, e outros legisladores colegas dele receberam intimações nesta quinta-feira (12) do comitê parlamentar que investiga o ataque ao Congresso que ocorreu em 6 de janeiro de 2021 —na ocasião, apoiadores de Donald Trump tentaram impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden.

Compartilhe pelo WhatsApp

Compartilhe pelo Telegram

O comitê emitiu as intimações para garantir que os deputados testemunhem. Os cinco já se recusaram a cooperar de forma voluntária com a investigação.

McCarthy disse em uma declaração em janeiro que ele não iria cooperar com o comitê, que ele afirma ser ilegítimo.

Leia também

Brasileira é presa nos EUA por ter participado de invasão ao Capitólio

Um ano após a invasão do Capitólio, como está a busca pelos responsáveis?

Veja a cronologia da invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores de Trump

Invasão ao Capitólio, nos EUA, completa um ano

Na ocasião ele afirmou que “sem arrependimento ou satisfação” ele não iria testemunhar e acusou o comitê de abusar do poder e manchar a instituição do Legislativo.

As pessoas que invadiram o comitê no dia 6 de janeiro de 2021 haviam sido encorajadas pelo próprio Donald Trump. Eles invadiram o prédio e vandalizaram o interior do edifício.

Além dos deputados e senadores, o então vice-presidente, Mike Pence, estava no recinto.

McCarthy, que hoje é o líder da minoria no Congresso, reagiu de forma dúbia em relação à tentativa de golpe: ele evitou dizer se Trump tinha alguma responsabilidade no episódio. Porém, mais tarde ele visitou o ex-presidente e posou para fotografias.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: G1

Comunicar erro
BELLUCI